Mesa Redonda: Programas de Trainee da AmBev, C&A, Copasul, Raízen e Stone.
Nesta quarta-feira, 02/12/2020, ocorreu a Mesa Redonda: Programas de Trainee, com representantes da AmBev, C&A, Copasul, Raízen e Stone que foi transmitida por Google Meet e contou com a presença de 83 inscritos. Sob a mediação do idealizador do projeto, professor Francisco Barbosa, e organização da turma 02 de Práticas em Engenharia de Produção IV – FAENG.
A apresentação iniciou-se com a Nathalya Crisanti Rigitano, Gerente Corporativa de People Design (Ambev), Luiza Martinez, Gerente de Educação Corporativa (C&A Brasil), Egídio Renostro Tsuji, Coordenador de Novos Negócios e Gestão da Qualidade e Bianca Martinez Ribeiro, Supervisora Comercial (Copasul), Tiago Wakabara de Moraes Salles, Analista de Desenvolvimento Organizacional (Raízen), Felipe Casale, Trainee da Raízen, Lívia Kuga, a serviço das Pessoas, Ítalo Rodrigues de Oliveira, Líder, Victor Fukumoto, Comercial (Stone) e Karina Alves, Gerente de Operações.
Como introdução ao tema os convidados explicitaram experiências em seus programas de Trainee e como o trabalho esteve diretamente ligado à sua evolução pessoal e profissional. Bianca relatou que ser trainee dá o poder da visualização holística da Empresa, desde o chão de fábrica até a alta gerência, aprendendo de tudo um pouco. Felipe e Lívia pontuaram sobre ser uma jornada de autoconhecimento e desenvolvimento, que instiga a treinar o olhar questionador. Ficou evidente que o perfil organizacional das empresas é diferente, desde cultura interna até as formas de contratações. A Copasul, por exemplo, leva em consideração o peso do currículo e a Raízen e Stone prezam mais pelas experiências tácitas do candidato que não necessariamente precisam ser profissionais, além da valorização das personalidades individuais e habilidades voltadas para comunicação e trabalho em equipe.
Ao caminhar para o encerramento da mesa, os convidados deram dicas e falaram sobre o perfil dos trainees. Nathalya abordou a importância do perfil questionador e criativo, da capacidade de analisar processos de forma otimizadora e ter olhar inclusivo. Como dica, ela sugeriu que os interessados em programas de trainee avaliem os valores da empresa e façam uma autoavaliação dos próprios valores para saberem inicialmente se nesta empresa serão felizes. Além disso, o candidato precisa ser autêntico e demonstrar interesse em aprender com os colegas de trabalho. Lívia enviou no chat duas aulas para auxiliar os candidatos em tópicos tratados na fala:
1) Autoconhecimento e Gestão de Carreira: https://www.youtube.com/watch?v=PUmehvpmbK8,
2) Como se preparar para entrevista em tempos de pandemia: https://www.youtube.com/watch?v=THJ74OKJXKQ .
Além disso, há aulas sobre alguns outros assuntos no canal do Jornada Stone, como Inteligência Emocional, Gestão de Tempo e Data Science. Lívia complementou dizendo da importância do fazer, o que o candidato faz para alcançar seus objetivos e que isso é o diferencial. E para finalizar, Victor enfatizou que a empatia é fundamental para a formação de líderes e que o Trainee deve ser guardião dos valores da empresa.
Maiores informações podem ser encontradas no site das empresas acima.